REDE INCLUI + OSASCO CRIA GRUPO TRANSPORTE PARA TRATAR DA MELHORIA DA ACESSIBILIDADE

No dia 17/08/2023 ocorreu a primeira reunião do GT Transporte- Acessibilidade – Protagonismo, no Instituto Sophia Vercelli.

A reunião foi realizada por meio de processo circular, prática da Justiça Restaurativa, e teve por objetivo refletir sobre os diversos significados da inclusão, acessibilidade e o protagonismo diante da mobilidade e os transportes no município de Osasco. A ação foi conduzida pelas facilitadoras Valéria e Mayra que esclareceram as diretrizes para a realização do círculo, bem como construção conjunta dos valores do encontro.

Foi apresentada a frase: “Inclusão não é sobre abolir as diferenças, mas sobre aceitá-las, valorizá-las, e, sobretudo, respeitá-las”.

Em seguida, perguntou-se qual sentido para cada um dessa frase, utilizando-se o objeto da palavra.

Em seguida perguntou-se para que cada um contasse uma situação em que foram incluídos e uma situação em que não foram incluídos e como se sentiram em ambas situações.

Posteriormente, foi perguntado sobre o contexto dos deslocamentos, como cada um se via com a inclusão de diferentes e quais necessidades apontaria para uma efetiva inclusão.

Ao passar o objeto da palavra, além de responderem o questionamento, já semanifestavam no sentido da contribuição individual e institucional da instituição que representam.

Todos foram sensibilizados e se permitiram dizer quem são, trazendo para si o sentido de inclusão. As PcD presentes foram ouvidas na sua integralidade e com escuta ativa por todos os participantes do círculo, especialmente pelos que atuam em empresas e poder público, os quais trouxeram as dificuldades em atender as necessidades existentes e as trazidas pelo grupo. O acolhimento foi tangível e o engajamento foi potente.

• A educação,

• A humanização na prestação de serviços,

• A capacitação,

• A necessidade de infraestrutura básica como condições das calçadas, pontos de ônibus, rampas de acessibilidade,

• A desburocratização para emissão e uso do cartão para o deficiente e seu acompanhante,

• Um melhor atendimento de serviços básicos como saúde e transporte, especificamente o SAMU para deficientes,

• A necessidade de informação dos canais de suporte do município à disposição do cidadão para demandas do deficiente e a continuidade, acompanhamento e efetivação do atendimento das reclamações realizadas,

• A necessidade da participação das associações de bairro e líderes comunitários,

• A necessidade da promoção do diálogo entre empresas, poder público e famílias de pessoas com deficiência,

• A necessidade de ampliação da frota de carros de transporte de deficientes.

Por fim, com uma palavra, cada um expressou o que levava de útil para si do círculo realizado. As palavras foram: amor, enriquecedor de conhecimento, gratificante agradeço a todos, conhecimento, esperança, vivência das necessidades, harmônico, renovação e futuro próximo.

Todos saíram motivados e desejosos para o próximo evento sobre o tema, bem como entusiasmados e plenos de ideias, questionamentos e apropriação de direitos para formar ações conjuntas na rede.

Estiveram presentes representantes da Secretaria dos Transportes de Osasco, CMTO, Viação Osasco, Auto Viação Urubupungá, da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Unitesco, Amep, Associação Adiante e Senac, juntamente com Fabiana Grosso do Instituto Sophia Vercelli, Mayra Jacchieiri, Coordenadora e Valéria Jabur Maluf Mavuchian, facilitadora, ambas da Rede Inclui+ Osasco.

Fale Conosco

Preencha o formulário ou entre em contato conosco por telefone ou e-mail.





    Pular para o conteúdo