Quem Somos

O INSTITUTO SOPHIA VERCELLI – HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO NEUROFUNCIONAL ATÍPICO é uma clínica de habilitação e reabilitação neurofuncional infantil que atua de forma multiprofissional e interdisciplinar e visa proporcionar tratamento clínico para crianças e jovens com deficiência, com atraso no desenvolvimento motor, transtornos sensório comportamental e/ou dificuldades na aprendizagem.

O Instituto Sophia oferece um tratamento completo, baseado na visão Biospsicossocial à criança com deficiência e sua família num Polo de tratamento único que disponibiliza intervenções eficazes, com equipe especializada, norteado por protocolos de atendimento respaldado em estudos de alta qualidade e práticas baseada em evidência.

A falta de opção em tratamento multiprofissional sobrecarrega as famílias e segmenta o tratamento, portanto, os atendimentos compilam atendimentos individuais com diversas especialidades, nos diversos diagnósticos como na Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Má Formação Congênita, Síndromes Raras, Mielomeningocele, Distrofias Neuromusculares, Trauma Crânio Encefálico Infantil Adquirido, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade dentre outras patologias.
Em 2012 foi publicada pelo Ministério da Saúde a Portaria MS/GM nº 793/12, instituindo a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, com a finalidade ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde (da atenção básica, especializada e hospitalar) de forma a garantir a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua.
A portaria 793/12 aponta diretrizes fundamentais para esta atenção, a saber:
● Respeitar aos direitos humanos, com garantia de autonomia, independência e liberdade às pessoas com deficiência para fazerem as próprias escolhas;
● Promover da equidade;
● Promover o respeito às diferenças e aceitação de pessoas com deficiência, com enfrentamento de estigmas e preconceitos;
● Garantir o acesso e de qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar;
● Investir na humanizada e centrada nas necessidades das pessoas;
● Diversificar as estratégias de cuidado;
● promover ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado;
● promover estratégias de educação e capacitação permanente;
● desenvolvimento da lógica do cuidado para pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, visual, ostomia e múltiplas deficiências, tendo como eixo central a construção do projeto terapêutico singular;
● desenvolvimento de pesquisa clínica e inovação tecnológica em reabilitação, articuladas às ações do Centro Nacional em Tecnologia Assistiva.

Estrutura Física

ESTRUTURA FÍSICA E HORÁRIO DE ATEDIMENTO
O Instituto Sophia Vercelli possui 450 metros de área construída, compreende 17 salas de atendimento que acontecem de segunda a sexta-feira das 8 horas às 18 horas e sábados das 8 horas às 12 horas.

 

Piso inferior:

3259ba94-1a4e-47da-b20f-07944a70466c

Piso Supeior:

84f4c8a9-5d4b-498a-a056-00b76ee2e21f

Localização Estratégica

O Instituto Sophia Vercelli está estabelecida na Rua Euclides da Cunha, 342 – Centro de Osasco – SP.

A localização da Clínica é estratégica está no centro da Cidade de Osasco, local estratégico, com pontos de Ônibus advindos de todos as zonas adjacentes. Além de acesso rápido à estação de trem, permitindo a interação com outros municípios.

O espaço foi projetado para atender cada paciente de acordo com as suas necessidades. Permitindo acesso rápido e na região Centro, local da nossa cidade mais arquitetonicamente preparado para atendimento da Pessoa com mobilidade reduzida.
Também estamos conectados a diversos município e regiões de São Paulo, permitindo a chegada do paciente por meio da linha CPTM de Trem Metropolitano.

• Público Alvo
Nosso público alvo são crianças de 0 a 12 anos, com Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Má Formação Congênita, Síndromes Raras, Mielomeningocele, Distrofias Neuromusculares, Trauma Crânio Encefálico Infantil Adquirido, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, além de crianças com atraso no desenvolvimento.

Indicadores e Justificativa

Um estudo revelador, do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), trouxe a incidência de 1 autista para cada 44 neurotípicos, dados do ano de 2021 utilizados/válidos até o momento. A Organização das Nações Unidas (ONU), sempre que menciona o assunto, afirma a existência de mais 70 milhões de autistas em todo o mundo. Trazendo para o Brasil, já se contabilizam mais de 3 milhões de autistas.
Nesse sentido, Marcelino (2018, p.37) entende que os “estudos epidemiológicos mostram que a incidência de autismo está aumentando em todo o mundo. A melhoria do diagnóstico, uma maior conscientização da síndrome e o conhecimento mais detalhado pelos profissionais” contribuem para a explicação desse aumento.

Nesse sentido, Marcelino (2018, p.37) entende que os “estudos epidemiológicos mostram que a incidência de autismo está aumentando em todo o mundo. A melhoria do diagnóstico, uma maior conscientização da transtorno e o conhecimento mais detalhado pelos profissionais” contribuem para a explicação desse aumento.

Dentro da paralisia cerebral, a deficiência mais comum da infância, a falta de tratamento acentuam as deformidades ósseas. No Brasil, as crianças tem autos indicadores de encurtamentos, subluxação de quadril entre outras deformidades.

Modelo biopsicossocial

O modelo biopsicossocial incorpora as três dimensões: a biomédica, a psicológica (compreendida como uma dimensão individual) e a social. Este avanço conceitual significa o reconhecimento da pessoa com deficiência como um sujeito de direitos e a existência de barreiras ambientais e sociais que impedem a sua participação social. Nesta perspectiva, as políticas públicas sociais têm papéis importantes na oferta de ações para superação destas barreiras e na ampliação da participação social dessas pessoas.
De acordo com o artigo 1º da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), ratificada pelo Brasil como emenda à Constituição Federal por meio do Decreto Legislativo nº 186/2008, Pessoas com Deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, obstruem sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Redes Sociais

Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e projetos do Instituto Sophia Vercelli

Fale Conosco

Preencha o formulário ou entre em contato conosco por telefone ou e-mail.

Fale Conosco: