GT TRANSPORTE ELABORA AS PRIMEIRAS DIRETRIZES PARA MELHORAR A ACESSIBILIDADE

Aconteceu em 29/08/23 no Instituto Sophia Vercelli o segundo encontro do Grupo de Trabalho Acessibilidade, Transporte e Mobilidade.

Além das necessidades levantadas em 17/08/23 o grupo apontou mais questões a serem tratadas no que tange aos transportes e à prestação de serviços a PcD no município de Osasco.

Por fim, perguntou-se de que forma cada um, bem como a instituição que representa poderia contribuir quanto aos pontos indicados na problematização das demandas.

Todos, sem exceção, sensibilizados, motivados e animados trouxeram sugestões de colaboração individual e das instituições que representam, de modo a aguardar a próxima reunião para se propor planos de ação em rede.

  1. EDUCAÇÃO

➢ Sensibilizar e capacitar os motoristas quanto ao uso de elevadores nos ônibus, não somente por parte dos cadeirantes, mas de todos os tipos de deficiência, e que considerem parar nos locais que facilitem o acesso à PcD.

➢ Capacitar e sensibilizar cobradores e motoristas, quanto ao tratamento que deve ser dado à PCD e o seu acompanhante.

  • TRANSPORTE

➢ Redesenhar itinerários na cidade em razão dos fluxos das instituições que ofertam serviços a PcD.

✓ Identificar a localização e bairros onde estão as instituições e verificar o real problema.

  • INFRA ESTRUTURA

➢ Melhorar a infraestrutura dos pontos de ônibus, incluindo calçada, cobertura e rampas de acessibilidade.

➢ Criar projeto de sinalização nos pontos de ônibus para orientação de PcD.

  • ARTICULAÇÃO POLÍTICA

➢ Diminuir o tempo da emissão do cartão para PcD acessar os meios de transporte e articular a emissão de cartão para acessar os meios de transporte com gratuidade também para acompanhante.

➢ Ampliar a frota de carros de transporte de PcD.

➢ Vincular ao município a responsabilidade de manutenção das calçadas

➢ Articular para que o cobrador de ônibus possa passar o cartão do acompanhante da PcD, quando for necessário.

➢ Articular para que a fiscalização garanta um bom acesso ao transporte de PcD.

➢ Articular uma ação junto ao Ministério Público para tratar da regularização das calçadas e dos pontos de ônibus.

  • COMUNICAÇÃO

➢ Tornar público canais para reclamações sobre problemas de acessibilidade – 156

➢ Informar que vagas destinadas a PcD ocupadas por pessoas típicas podem ser denunciadas ao Demutran pelo telefone 156.

➢ Informar que o Site da prefeitura disponibiliza uma carta de serviços.

➢ Tornar público que informações para PcD também podem também ser acessadas nos CRAS.

➢ Criar campanha educativa para garantir, no transporte, que as pessoas típicas cedam assento a PcD que têm o direito garantido por lei.

➢ Comunicar as famílias de PcD sobre os direitos das PcD.

Ao final, cada um expressou com uma palavra o que levava de útil para si do círculo realizado: entusiasmado, revigorada, esperançosa, desafios, esperança, convicto de que vão acontecer coisas boas, grata, motivada e emocionada.

Estiveram presentes representantes da OAB, CMTO, AAMEE, Auto Viação Urubupungá, da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Unitesco, Associação Adiante, Senac e do Instituto Sophia Vercelli.

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