Aconteceu em 29/08/23 no Instituto Sophia Vercelli o segundo encontro do Grupo de Trabalho Acessibilidade, Transporte e Mobilidade.
Além das necessidades levantadas em 17/08/23 o grupo apontou mais questões a serem tratadas no que tange aos transportes e à prestação de serviços a PcD no município de Osasco.
Por fim, perguntou-se de que forma cada um, bem como a instituição que representa poderia contribuir quanto aos pontos indicados na problematização das demandas.
Todos, sem exceção, sensibilizados, motivados e animados trouxeram sugestões de colaboração individual e das instituições que representam, de modo a aguardar a próxima reunião para se propor planos de ação em rede.
A demanda proposta foi agrupada em 5 eixos:
- EDUCAÇÃO
➢ Sensibilizar e capacitar os motoristas quanto ao uso de elevadores nos ônibus, não somente por parte dos cadeirantes, mas de todos os tipos de deficiência, e que considerem parar nos locais que facilitem o acesso à PcD.
➢ Capacitar e sensibilizar cobradores e motoristas, quanto ao tratamento que deve ser dado à PCD e o seu acompanhante.
- TRANSPORTE
➢ Redesenhar itinerários na cidade em razão dos fluxos das instituições que ofertam serviços a PcD.
✓ Identificar a localização e bairros onde estão as instituições e verificar o real problema.
- INFRA ESTRUTURA
➢ Melhorar a infraestrutura dos pontos de ônibus, incluindo calçada, cobertura e rampas de acessibilidade.
➢ Criar projeto de sinalização nos pontos de ônibus para orientação de PcD.
- ARTICULAÇÃO POLÍTICA
➢ Diminuir o tempo da emissão do cartão para PcD acessar os meios de transporte e articular a emissão de cartão para acessar os meios de transporte com gratuidade também para acompanhante.
➢ Ampliar a frota de carros de transporte de PcD.
➢ Vincular ao município a responsabilidade de manutenção das calçadas
➢ Articular para que o cobrador de ônibus possa passar o cartão do acompanhante da PcD, quando for necessário.
➢ Articular para que a fiscalização garanta um bom acesso ao transporte de PcD.
➢ Articular uma ação junto ao Ministério Público para tratar da regularização das calçadas e dos pontos de ônibus.
- COMUNICAÇÃO
➢ Tornar público canais para reclamações sobre problemas de acessibilidade – 156
➢ Informar que vagas destinadas a PcD ocupadas por pessoas típicas podem ser denunciadas ao Demutran pelo telefone 156.
➢ Informar que o Site da prefeitura disponibiliza uma carta de serviços.
➢ Tornar público que informações para PcD também podem também ser acessadas nos CRAS.
➢ Criar campanha educativa para garantir, no transporte, que as pessoas típicas cedam assento a PcD que têm o direito garantido por lei.
➢ Comunicar as famílias de PcD sobre os direitos das PcD.
Ao final, cada um expressou com uma palavra o que levava de útil para si do círculo realizado: entusiasmado, revigorada, esperançosa, desafios, esperança, convicto de que vão acontecer coisas boas, grata, motivada e emocionada.
Estiveram presentes representantes da OAB, CMTO, AAMEE, Auto Viação Urubupungá, da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Unitesco, Associação Adiante, Senac e do Instituto Sophia Vercelli.