Associação de Atendimento Multiprofissional e Ensino Especial Profissionalizante onde foi abordado o tema “Itinerário de Transporte no deslocamento da pessoa com deficiência até a instituição”.
Foram abordados os seguintes pontos, após a pergunta: Como foi chegar até aqui e dentre as minhas habilidades, como essa dificuldade poderia ser amenizada?
• O primeiro relato deu destaque à importância que o acolhimento da família tem para facilitar a inclusão da pessoa com deficiência e contribuir para que haja a transformação na vida dessas pessoas que são atendidas pela Associação.
• Outro destaque foi o enfoque na rede apoio construída com outras instituições, junto às secretarias, para fortalecer o atendimento às pessoas com deficiência e para que seja mais eficiente.
• Foi afirmado que a partir as conexões são importantes para sensibilizar e humanizar cada vez mais a comunidade para incluir as pessoas com deficiência.
• Finalmente foi reafirmado a importância da escuta ativa- afetiva, bem como por meio do diálogo possibilitar que surjam ações concretas, para tornar o ambiente, cada vez mais inclusivo para a pessoa com deficiência.
Ao fim do círculo cada uma definiu em uma palavra sobre como se sentia ao ter participado do processo de diálogo, dentre as quais: tranquilidade; conectada; esperançosa; grata.
No período da tarde a mesma dinâmica aconteceu na Associação Pestalozzi, com a participação de 32 jovens com deficiência intelectual:
Para a pergunta: Qual foi a dificuldade no transporte ao chegar no Instituto Pestalozzi? as respostas foram:
• Dificuldade no itinerário do ônibus
• Opção pelo Uber, em razão do desvio por motivo de obra na cidade e a impossibilidade de desembarcar.
• Os ônibus não têm previsão de horário, e acontecem atrasos que acarretam em demora para conseguir chegar à instituição.
Para a pergunta: • O quê você sugere para ser melhorado no uso do transporte? as respostas foram:
• Necessidade de ar condicionado
• Maior pontualidade no itinerário dos ônibus
• Necessidade de melhoria do asfalto das ruas que causam atrasos
• Acabar com a superlotação
• Necessidade de educação nos transportes, em razão do desrespeito dos passageiros utilizarem o assento preferencial, sem preencherem a condição necessária para tanto, prejudicando o direito da pessoa com deficiência.
Por fim, ao definir o sentimento do processo dialógico em uma palavra, em suma: Maravilhoso; Feliz; Gratidão; Bom; Gratificante; Boa; Legal; Importante; Boa conversa; gostei muito; Alegre; Amei; Ótima, Esperançosa e Grata