Em 07 de dezembro, o Instituto Adiante foi palco de uma manhã musical com a presença do músico Calebe Teixeira. O encontro teve início às 10h.
Foi uma ocasião emocionante, afirmam Humberto Reis Bispo, facilitador do projeto e Soraia Borges Psicóloga Social e Comunitária do Instituto Adiante, .na qual os atendidos, incluindo crianças e adultos autistas, junto com suas mães e cuidadoras, tiveram a oportunidade única de cantar e se divertir ao som envolvente da música brasileira. Calebe compartilhou sua inspiradora jornada de vida e destacou o processo de aprendizado musical, ressaltando que sua deficiência visual não foi uma barreira para alcançar a maestria na música.
Direcionando suas palavras às mães presentes, Calebe compartilhou a importância fundamental de sua própria mãe em sua autonomia de vida. Ele encorajou as mães a apoiarem e lutarem por seus filhos, destacando que, assim como ele, eles podem encontrar na vida e na arte oportunidades para serem ainda mais felizes, superando desafios e medos.
Após o inspirador bate-papo, Calebe presenteou a todos com suas músicas e abriu espaço para que os participantes pedissem suas canções preferidas. A participação foi intensa, com todos envolvidos, cantando e se emocionando com as melodias. As mães relataram que muitas músicas as transportaram no tempo, revivendo memórias especiais. Para os atendidos autistas, a música proporcionou momentos de tranquilidade e paz, evidenciados pelo olhar atento e participação ativa, expressa por palmas e cantoria conjunta.
A manhã musical no Instituto Adiante não apenas trouxe entretenimento, mas também fortaleceu laços, promoveu emoções positivas e reforçou a importância da arte na vida de todos. A Rede Inclui + Osasco agradece a participação ativa de todos e espera continuar proporcionando experiências enriquecedoras. Contamos com a colaboração de todos para levarmos mais momentos como este a outras instituições.
Juntos, construímos uma comunidade mais inclusiva! 🤝🌟
A ADIANTE – Associação de Incentivo ao Núcleo de Trabalhos Especiais é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1987, por pais de crianças diagnosticadas com autismo infantil.
Em 1993, a ADIANTE recebeu a concessão de um terreno da Prefeitura de Osasco e, com muito sacrifício e recursos angariados pelos associados, foi construído o embrião do núcleo de atendimento.
As famílias que constituem a associação são, em sua grande maioria, carentes, e os custos operacionais são cobertos com contribuições de associados, de convênios com órgãos públicos e de esporádicas doações de pessoas físicas e jurídicas.
A missão da Adiante é proporcionar atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e a seus familiares com vistas a uma melhor qualidade de vida através da melhoria do convívio social e do desenvolvimento de suas potencialidades.
Ser uma instituição modelo no atendimento e em pesquisas sobre o autismo, produzindo conhecimento e contribuindo para a construção de políticas públicas.